Quem sou eu

Minha foto
Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Onde leciona: ETEC JACINTO FERREIRA DE SÁ EE Horácio Soares /Ourinhos Formação Academica Pós-graduada em Gestão Escolar Licenciada em Pedagogia

terça-feira, 14 de junho de 2011

MAFALDA


Mafalda, a menina mais crítica dos quadrinhos tem um espírito crítico e uma sagacidade típica das crianças de raciocínio rápido. Possui um globo (o mundo) doente em casa e ouve sempre o noticiário do jornal tendo uma excelente "tirada" para cada nova notícia. Na música, porém, é apaixonada pelos Beatles. Tem um irmão inocente a quem apresenta o mundo aos poucos, o pequeno Guille. Três colegas e amigos de escola: Suzanita (uma conservadora de classe média, cuja principal preocupação é o casamento e filhos); o neurótico Filipo, cuja angústia paralisa seus sentidos (e sempre refugia-se nas fantasias do seu herói Cavaleiro Solitário); Manolito (filho do rude dono do mercado, com quem aprende a tamancadas os duros valores capitalistas). MAfalda Conhece seu grande parceiro e alma gêmea durante umas férias na praia: Miguelito.

Seu criador é o cartunista argentino Quino. Em suas histórias ele nos apresenta uma menina (Mafalda) preocupada com a Humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo. Suas tirinhas circularam na América Latina e Europa entre 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade .

No site http://www.mafalda.net você encontra mais informações sobre o autor e personagem. E no blog http://clubedamafalda.blogspot.com/ encontrará mais tirinhas.

Nessa tirinha, Mafalda faz uma crítica ao método de ensino da época de sua criação (anos 60/70). Pesquise e/ou converse com seus pais a respeito do método como aprenderam na escola e faça sua interpretação da tirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário