Quem sou eu

Minha foto
Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Onde leciona: ETEC JACINTO FERREIRA DE SÁ EE Horácio Soares /Ourinhos Formação Academica Pós-graduada em Gestão Escolar Licenciada em Pedagogia

CORREÇÕES DE ATIVIDADES


Atividades de gramática- páginas 35 a 38: 

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO


Análise da tirinha da Mafalda:


1) As expressões "filhinha, gracinha, querida, meu bem" e mais os gestos da mulher em relação à Mafalda sugerem educação, cortesia, gentileza, amabilidade.

2/a. O gesto da Mafalda no 3º quadrinho expressa dúvida ( o que responder???)
2/b. A resposta da Mafalda surpreende a mulher, pois ela não esperava uma pergunta tão inteligente vinda de uma criança.
3/a. A senhora tenta passar uma imagem de mulher simpática, educada, gentil, amável.
3/b. Ao se comunicar com Mafalda, a senhora constrói uma imagem de que crianças não pensam, não tem senso crítico.
3/c. Mafalda, não está disposta a participar do tipo de jogo social , pois ao explicitar sua verdadeira dúvida (que é sobre o que dizer e não se gosta mais do pai ou da mãe) rompe o jogo.

Página 37/38

Sobre a tira de Laerte ( menino escrevendo "poooooooooooooooooooooommmm" para os alunos tocarem o instrumento musical)
1. A linguagem utilizada nos quadrinhos é a mista (que mescla imagem e palavras)
2. O humor da primeira tira é construído a partir da relação entre dois tipos de linguagens: a musical e a verbal (escrita) . O garoto escreve a musica que vai ser tocada não com as notas musicais, mas com sílabas que imitam o som.
Sobre a 2ª tira (professora com a camiseta escrito Control e o aluno, apagando a lousa, usando a camiseta Delete)
3/a. Na segunda tira, o humor é construído a partir da sobreposição de duas áreas do conhecimento, uma científica ( matemática) e outra técnica (informática).
3/b. A relação existente entre os papéis que as personagens estão desempenhando na tira e as palavras escritas na parte de trás de suas roupas é que o garoto,como está apagando a lousa, sua função equivale a tecla delete (no computador), enquanto que a professora, a que orienta e controla a operação, corresponde à tecla Control.
Sobre a 3ª tira (caminhão com mensagens estrangeiras): o cartum satiriza o hábito de alguns caminhoneiros de colocar mensagens na traseira de seu caminhão.
4/a. O motorista de caminhão ameaça xingar os outros motoristas.
4/b. A mensagem é escrita em inglês, espanhol, alemão, italiano, francês.
4/c. Os interlocutores que o motorista tem em mente são pessoas que conheçam um desses idiomas.
4/d. O humor da tira está no fato de que o motorista de caminhão procura se comunicar, interagir com outras pessoas, mesmo sendo mal educado.


COMPLEMENTO DE ESTUDO (LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO) 

Comunicação: OCORRE QUANDO INTERAGIMOS COM OUTRAS PESSOAS UTILIZANDO LINGUAGEM.

Linguagem: PROCESSO COMUNICATIVO PELO QUAL AS PESSOASINTERAGEM ENTRE SI.

A LINGUAGEM PODE SER:
VERBALÉ A PALAVRA FALADA OU ESCRITA.

NÃO VERBALCOMO A MÚSICA, A DANÇA, A MÍMICA, A PINTURA, A FOTOGRAFIA, A ESCULTURA, ETC.

MISTACOMO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, O CINEMA, O TEATRO E OS PROGRAMAS DE TV, ETC.

QUEM PARTICIPA DE UMA SITUAÇÃO COMUNICATIVA?
Os INTERLOCUTORES: SÃO AS PESSOAS QUE PARTICIPAM DO PROCESSO DE INTERAÇÃO POR MEIO DA LINGUAGEM.
LOCUTOR: AQUELE QUE FALA
LOCUTÁRIO/RECEPTOR: AQUELE QUE RECEBE A INFORMAÇÃO