O projeto de Filosofia/Sociologia "Semeando o Bem" tem como objetivo despertar no jovem a sensibilidade em ajudar o próximo, sem pretensão de receber algo em troca, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações, e contribuir para uma sociedade de pessoas mais justas, estimuladas, engajadas, solidárias e comprometidas com a Paz.
O 1º A, sala envolvida diretamente, realizaram, com a supervisão da professora responsável pelo projeto e com a participação de professores convidados pelos próprios alunos, diversas atividades de intervenção na sociedade, à favor de um mundo melhor:
- Limpeza da orla do lago em frente à escola - profª Amabile /Educação física
- Arrecadação de alimentos não perecíveis para doar à Rede de Combate ao Câncer de Ipaussu - profª Luciana Luiggi /Profª do curso técnico em Nutrição
- Visita à Emei Daise Guidio de Melo - profº Eder /Artes e profª Niomar /Física
- Arrecadação de brinquedos à Fundação Ferraz Egreja de Ipaussu - profª Adriana B. Vicioli (responsável pelo projeto)
- Ações em prol do bom relacionamento interpessoal da escola, implicando relações professor/professor, professor/aluno e aluno/aluno (profª Leandra/História)
O encerramento do projeto aconteceu na última semana letiva, no auditório da escola com a apresentações das ações desenvolvidas durante o ano, apresentação musical das alunas Pamela Quintino e Amanda Feliciano, teatro, tudo deixando uma mensagem que é possível praticarmos o bem com pequenas ações cotdianas.
2010/ Projeto Visões de Mundo
O projeto Produções Artísticas "Visões de Mundo" desenvolvido pelos professores Adriana Bordinhão Vicioli e Carlos Henrique Lopes fez parte da grade curricular dos 2º anos do Ensino Médio na ETEC Pedro Leme Brisolla Sobrinho, na cidade de Ipaussu, no ano de 2010. Com o objetivo de promover a reflexão sobre as práticas artísticas e sua contextualização no mundo, os alunos foram estimulados a se tornarem jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade.
Com o trabalho sobre a Sete Maravilhas do Mundo, pudemos refletir quando foram escolhidas as antigas Sete Maravilhas, pesquisar sobre quem as escolheu e quais foram os critérios utilizados para a seleção. Também fizemos uma viagem ao mundo, conhecendo a cultura dos países que acolhem ou acolheram a Sete Maravilhas e comparar com as novas Maravilhas.
Partindo desses questionamentos, os alunos foram produtores de suas próprias obras. Em grupos, os alunos produziram réplicas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e do Mundo Novo. Também produziram vídeos, elegendo novas maravilhas.
Seus trabalhos foram expostos na 1/2 Semana de Arte, no Campus da Unesp de Ourinhos, que foi promovida pelo grupo de intervenções culturais (GICU)
Confira as fotos da elaboração dos trabalhos:
Jardins Suspensos de Babilônia
alunos: Ana Maria, Daniele, Caio, Vannersons, Vanessa e Luis Paulo /2º A
...................................................................................................................................................
confecção do Farol de ALexandria / Dyennifer 2ºA
Estátua de Zeus / Luis Guilherme, Caio Machado, Lucas Balandis e João Luiz Paulin.
Pirâmides de Gisé / Amanda e Larissa Grecco
Colosso de Rodes / Tamires Rosa e Tamires Gaino
TAJ MAHAL - Aline, Marina, Mayara, Melina, Susany e Tamires
..................................................................................................................................................
EXPOSIÇÃO DA MAQUETES - 1/2 SEMANA DE ARTE - UNESP OURINHOS