Quem sou eu

Minha foto
Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Onde leciona: ETEC JACINTO FERREIRA DE SÁ EE Horácio Soares /Ourinhos Formação Academica Pós-graduada em Gestão Escolar Licenciada em Pedagogia

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novo Desafio da Língua Portuguesa

Pense e responda:

Qual das palavras abaixo é feminina?

(....) GALINHA

(....) BANDEIRA

(....) DIRETORIA

(....) FARINHA

(....) MATEMÁTICA

texto da semana: Três atitudes













Olá pessoal!
Confiram o texto lido nessa semana no Projeto Leitura na escola. Reflita sobre a mensagem que o texto nos transmite e responda: considere quais dessas atitudes se destacam em suas ações diárias.

TRÊS ATITUDES

Você se considera uma pessoa egoísta, orgulhosa, ou é alguém que sempre busca praticar o bem?

Talvez a resposta para essa pergunta não seja tão fácil assim, por isso vamos fazer uma análise dessas três atitudes considerando alguns quadros e circunstâncias da vida diária:

Na sociedade:

O egoísmo faz o que quer.

O orgulho faz como quer.

O bem faz o que pode, acima das próprias obrigações.

No trabalho:

O egoísmo explora o que acha.

O orgulho oprime o que vê.

O bem produz incessantemente.

Na equipe:

O egoísmo atrai para si.

O orgulho pensa em si.

O bem serve a todos.

Na amizade:

O egoísmo utiliza as situações.

O orgulho clama por privilégios.

O bem renuncia ao próprio bem.

Na fé:

O egoísmo aparenta.

O orgulho reclama.

O bem ouve.

Na responsabilidade:

O egoísmo foge.

O orgulho tiraniza.


O bem colabora.

Na dor alheia:

O egoísmo esquece.

O orgulho condena.

O bem ampara.

No estudo:

O egoísmo finge que sabe.

O orgulho não busca saber.

O bem aprende sempre, para realizar o melhor.

Considerando essas três atitudes, você poderá avaliar qual é a que mais se destaca nas suas ações diárias.

Fazendo essa análise você poderá responder se é uma pessoa egoísta, orgulhosa ou que age de acordo com o bem.

Com a avaliação em mãos, considere o seguinte:

O egoísmo e o orgulho são dois corredores sombrios que conduzem ao vício, à delinqüência, à desgraça.

O bem é ampla e iluminada avenida que nos leva à conquista das virtudes sublimes e à felicidade suprema que tanto desejamos.

Mas para isso não basta apenas admirar o bem ou divulgá-lo; é preciso, acima de tudo, praticá-lo com todas as forças da alma.

E a decisão entre uma atitude e outra, cabe exclusivamente a cada um de nós.

Não esqueça de que o bem que se faz é o único trabalho que faz bem, e esse serviço em favor dos outros é a caridade única em favor de nós mesmos.

O bem é a alavanca capaz de libertar o homem dos vícios e elevá-lo aos altos planos da harmonia consigo mesmo e com o mundo que o rodeia.

Assim, a prática do bem é e sempre será nossa melhor atitude.

Resolução do desafio

Segue a resolução do desafio da língua portuguesa. Parabéns ao aluno Jorge Augusto do 1ºB por solucionar o desafio.


MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA. MÃE, DISSE ELA, DÊ-ME A TOALHA.

A confusão que se gera nessa frase é com a palavra "sua", que neste caso é do verbo "suar"! Todos se confundem pensando no "sua" como pronome.

abraços
Profª Adri@na

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Participe do I Encontro Voluntariado em prol à Rede de Combate ao Câncer de Ipaussu

I ENCONTRO VOLUNTARIADO EM PROL À REDE DE COMBATE AO CÂNCER DE IPAUSSU/SP


FAÇA PARTE DESTA REDE QUE LUTA PELA VIDA.


  • MESA REDONDA COM ESPECIALISTAS EM ONCOLOGIA DE JAÚ

  • BAZAR DO FUXICO COM PEÇAS ARTESANAIS PRODUZIDAS POR VOLUNTÁRIAS DA REDE DO CÂNCER

LOCAL: Auditório da ETEC. Profº Pedro Leme Brisolla Sobrinho/Ipaussu

HORÁRIO: 9:00 às 10:30h.

DIA: 21 de Maio/Sábado.

ORGANIZAÇÃO: Projeto Semeando o Bem / Alunos do 2º A - Ensino Médio.

APOIO:

ETEC.PROFº PEDRO LEME / IPAUSSU

ORGANIZADORAS DO PROJETO:

Professoras Leandra Coutinho Armando e Adriana Bordinhão Vicioli


PARTICIPEM!!!


Desafio da língua portuguesa


Olá galera! Leiam atentamente e resolvam o 1º desafio da língua portuguesa. Reescrevam a frase em "comentários", colocando UM PONTO FINAL e DUAS VÍRGULAS para que a ela tenha sentido:


MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA DÊ-ME A TOALHA.

A linguagem que impressiona

Olá caros estudantes dedicados e em busca do saber ! Segue algumas dicas que considerei interessantes para ajudá-los em uma das tarefas mais difíceis da língua portuguesa: produção de texto. Vale a pena conferir e aplicá-las em seus textos:


7 dicas vindas do cinema, da literatura, da publicidade e até da política que são capazes de dar molho ao seu texto

Mudar o eixo em que as coisas são apresentadas está no cerne do texto bem escrito. O raciocínio comum funciona dentro de um quadro de referências aparente e familiar. O texto que impressiona diz algo além do que está na superfície, associa o domínio inicial de um problema a outro quadro de referência. Há sempre o que é dito e o que é realizado, a diferença entre o que é enunciado e a enunciação (o que se comunicou, de fato).

E isso vale para a ficção e para o texto argumentativo. A história da cultura, da literatura, do cinema, da publicidade e até da política nos legaram muitas lições sobre como impressionar um leitor. Nas páginas que seguem, sete dicas de variadas fontes podem ajudar o redator a romper com as expectativas e conquistar algo mais do que o esperado. A transposição inesperada de uma qualidade para uma realidade outra é feita ao se recombinar coisas já existentes em outros contextos, dando-lhes novas finalidades - ou ao se modificar o jogo das coisas no momento em que se relacionam.

1
- Da política
Tenha certeza de que foi entendido
O prefeito Amazonico Mendes discute com a moradora Laudenice Paiva, de Manaus: quando o dito é interpretado como sendo outra coisa

O prefeito de Manaus, Amazonino Medes (PTB), passou um sufoco em fevereiro por ter esquecido aquela que a ciência política considera uma regra de ouro: ser entendido conforme se pretende. O prefeito visitava a comunidade Santa Marta, área de risco de desabamento na periferia, quando foi abordado pela desempregada Laudenice Paiva, que disse a ele que não se mudaria dali porque não tinha dinheiro. O prefeito impacientou-se e, ante a reiterada resistência da mulher, adotou um tom de franqueza impensada, de quem alerta amigos chegados, capazes de entender entrelinhas.

- Filha, então morra, morra! - disse.

Amazonino diz que foi mal interpretado. Teria sido só um jeito de expressar-se, infeliz decerto, por indicar desdém ofensivo. O "Então, morra!" subentenderia a intenção de dizer "Mas, se você não sair daqui, fará opção consciente por pôr a vida em risco". A expressão não retratava, desculpou-se o prefeito, desejo ou praga. Filmado por uma TV, publicado no YouTube, o episódio virou rebuliço nacional. A conversa continuou, com insinuações preconceituosas à origem de Laudenice. O prefeito passou o carnaval tentando explicar-se. Até hoje ainda pede desculpas pelo ocorrido.

Governar é fazer acreditar, disse Nicolau Maquiavel (1469-1527) em O Príncipe. Disse também que é fácil persuadir as pessoas de algo. Difícil é manter a persuasão. Bom texto é aquele cujo resultado programado foi de fato alcançado ao ser lido, e se o que desejamos dizer foi interpretado como queríamos. Ser desatento a essa máxima (que implica cuidado na revisão do que escrevemos, por exemplo) pode resultar numa saia justa. O prefeito de Manaus que o diga.



2- Da publicidade
Como apresentar suas ideias

O mais singelo cartaz publicitário ou comercial de TV nos ensina a levar sempre em conta o contexto em que nossa opinião será recebida. Diminuir a resistência do público à nossa opinião significa entender o interlocutor, não confrontá-lo de imediato.

Busque adequação ao nível de formalidade da comunicação cotidiana. É preciso vencer as resistências prévias do leitor, tentar modificar seu conjunto de opiniões e valores prévios, e só então abrir espaço para a nossa opinião. Não podemos defender a descriminalização das drogas, por exemplo, a policiais conservadores sem antes derrubar a esperada hostilidade deles a essa opinião. Daí descrever uma situação facilmente assimilada pelo leitor, antes de emitir pra valer a sua opinião.

Faça uma lista de argumentos, causas e consequências. Imagine para cada um deles o melhor lugar no texto. A escolha de tal lugar é do redator, mas a opinião central, mesmo já mencionada anteriormente, deve ser reproduzida (com outras palavras) para preceder a conclusão, pois terá mais chance de ser lembrada após a leitura.


3- Da retórica antiga
Como descrever um relato pessoal

Passagem da obra de Homero virou referência para organização do discurso na Antiguidade
No início, era o verbo... de Homero. O 4o livro da Ilíada chama atenção para o estrategista grego Nestor. Ele interessa pela organização de seu exército. Nestor pôs no front um pelotão com as forças mais valiosas da tropa. À frente, vinham condutores, com cavalos e carros, e, atrás deles, os bravos infantes. No centro, pôs os covardes, para que, mesmo sem querer, fossem levados a combater. Atrás desse sanduíche, ficava o esperto general.

Essa passagem da Ilíada marcaria a tradição retórica, dizem neorretóricos como Armando Plebe e Pietro Emanuelle, emManual de Retórica (Martins Fontes, 1992). A ordem nestoriana põe os fatos importantes no início, os argumentos secundários no meio. E encerra com estilo: para surpresa da plateia, o tribuno tira da manga a faca do crime e acusa o réu. Em Ars Poetica, Horácio descreve o discurso "ao modo de Homero". "O que é por natureza mais evidente deve vir antes", diz. Quando se começa a fala pelas partes fracas, e se continua com força crescente, o leitor pode ser desestimulado pela fraqueza inicial. Se começa dos pontos fortes e avança com força decrescente, o leitor pode decepcionar-se no fim. O melhor, diz ele, é ser atraente na 1a parte e não decepcionante na conclusão.

O orador romano Marco Túlio Cícero prescreve em De Inventione uma peneira imaginária, com a qual todo tema pode ser filtrado. Para ele, era preciso responder a perguntas para o discurso ficar completo: Quem? (quis/persona), O quê? (quid/factum), Onde? (ubi/locus), Como? (quemadmodum/modus), Quando? (quando/tempus) e Por quê? (cur/causa). Devem ser respondidas até o fim da leitura. Não deixe o leitor descobrir no fim que você não lhe deu todos os dados de que ele precisava para tomar posição. Antecipe a dúvida dele e supra a lacuna.


4- Da literatura policial
Construa a realidade de forma confiável

Sean Connery na versão cinematográfica de O Nome da Rosa: contexto deriva da ideia
Quando cogitou fazer O Nome da Rosa, Umberto Eco imaginou como criar em forma de texto (Pós-escrito a O Nome da Rosa, Nova Fronteira, 1985).

Um pescador está à margem esquerda de um rio, anzol de prontidão. Se ele faz isso sempre, ser pescador implica ter toda uma sequência meio que inevitável de atitudes e gestos, pensa Eco. Nós a descrevemos. O personagem se desenha.

Se ele tem um jeitão agressivo e a ficha suja na polícia, temos um começo de personalidade e nós acrescentamos isso ao texto, talvez num ritmo mais lento e fluvial nas passagens que descrevem a pesca, talvez aos sobressaltos na hora de falar de seu temperamento, sugere Eco.

De todo modo, o pescador está lá. Espera o peixe fisgar a isca. É sua rotina diária, paciente. Não há uma história a contar aqui, mesmo com um tipo de algum modo interessante, paciente e irascível. O personagem, afinal, faz o que foi talhado a fazer, como todo dia em que pesca. É preciso complicar as coisas.

Eco imagina um corpo levado pela correnteza quando o pescador está naquele rio. Algo perturbou a sua rotina. Mesmo assim, ele poderia ficar lá parado, indiferente, cuidando da própria vida, que tem mais o que fazer (pescar ou não se comprometer, pois tem a ficha suja).

Também não teremos uma história se só isso acontecer. A aventura começa quando um fato perturbador da rotina de alguém faz esse alguém encarar um desafio que, de outro modo, não o faria. O corpo no rio pode, por exemplo, ter alguma ligação com o pescador. Ser uma antiga namorada, talvez um amigo que fugira há décadas da cidade e não deveria estar na região. Talvez pior. Pode ser o cadáver do homem que ele odiava. O que ele faz? Foge? Sai calmamente como se nada tivesse acontecido? Mas e se ele foi visto e implicado no caso?

O ponto que queremos defender num texto é como o pescador de Umberto Eco. Para que o ponto de vista dele seja convincente, é preciso construir o contexto em que ele se move. Qualquer argumento, para ser defendido, vai exigir outros argumentos de apoio, senão a realidade que ele representa será capenga. Não mate uma ideia porque não quis desenvolver o raciocínio que ela requer.


5- Do cinema
"Encene" uma ideia

O diretor Wajda: é vida que a história encarne um argumento
O diretor polonês Andrzej Wajda (do clássico Danton, com Gerard Depardieu) lembra, em Um Cinema Chamado Desejo (Campus, 1989), que só faz sentido contar uma história porque ela encena algo que queremos comunicar. Para terem impacto, as ideias precisam encontrar forma.

Wajda sempre se incomodara com aqueles conjuntos habitacionais padronizados e apertados, fileiras de caixas de fósforos gigantes, amontoadas. A sensação de opressão, achava ele, não poderia ser só dita, deveria ser sentida. Era preciso encontrar a devida expressão, mas o diretor não encaixava uma história que desse dimensão do que sentia ante esses aglomerados humanos sem personalidade.

Um dia encontrou sua história.

Um ator russo almoçava com a equipe de um filme de Wajda. Goles a mais, conta um caso que lhe ocorrera. Numa noitada, conhecera uma jovem. A noite avançara e, bêbados, os dois terminam no quarto da moça, no qual o rapaz garante ter tido a noite mais impressionante de sua vida, e acredita ter sido correspondido. A experiência foi tal que o desperta do efeito lânguido em que estava. Alta madrugada, ele não consegue dormir.

Parábolas
Pacientemente, o rapaz vê surgirem os raios do dia. Quer fumar. Não tem cigarros. A mulher, a quem nem perguntara o nome, dorme um sono tão tranquilo que ele acha melhor não acordá-la. Veste a roupa, desce a escada, sai à rua, entre um amontoado desses prédios caixas de fósforo. Enquanto dobra esquinas à procura de mercearias, sente-se extasiado.

Após muito caminhar, compra um maço numa loja. Perdera a noção de tempo e espaço, consumido que estava em seus pensamentos. É quando se dá conta de que não sabia mais qual era o prédio em que a mulher de sua vida morava.
Nunca mais o ator conseguiu achá-la.

Pense no que este personagem deve ter passado. Acreditando-se que a mulher da história também vivenciara experiência tão intensa quanto a dele, imagine o que deve ter passado pela cabeça dela ao acordar sozinha. A história do ator russo encarna o vazio existencial de uma arquitetura opressiva e niveladora. O relato na superfície se atém à descrição dos incidentes e atos dos personagens, um caso de desilusão. Mas na verdade o que está sendo posto em cena é a angústia da vida moderna.

Desde as parábolas de Cristo, a narrativa clássica nos ensina o valor de contar uma história na superfície, mas dizer também outra coisa além dela. É preciso saber o que se deseja dizer, que imagem queremos criar na mente do leitor ou que mensagem queremos deixar.

Diga o que tem a dizer e pare. Antes, porém, dê ao leitor algo que o faça pensar e encerre seu texto com uma mensagem consistente. Ofereça a ele algo que o surpreenda. Um desafio, uma sugestão de ação ou solução de problema. Conduza seu leitor a uma possibilidade de ação.


6- Da imprensa
Dê um rosto para o dado estatístico


Euclides da Cunha: humanização das situações que retratou valorizaram relato
Quando queremos escrever, mesmo o mais simples relatório de trabalho corre o risco de desumanizar o relato. É complicador grande quando sabemos que sujeitos de carne e osso viram índices em textos que querem fazer as pessoas tomarem decisões. Dados tomam a dimensão do humano, consultorias substituem o relato vivo e o número, que serviria para contextualizar, é o que esgota a situação retratada.

"Desumanizar" é, por óbvio, tratar de pessoas como quem fala de fenômenos climáticos ou estatísticos. Mas é também a fragmentação dos sentidos, a superficialidade, a falta de contextualização ou o distanciamento acrítico das situações, uma abordagem opaca sem margem a dúvidas, um julgamento preto no branco, a simular um ordenamento e uma previsibilidade sobre as realidades vividas por nós, que quase sempre é desmentida por uma observação mais rigorosa.

Euclides
Outros jornalistas cobriram a guerra de Canudos (novembro de 1896/outubro de 1897), arraial às margens do rio Vasa-barris, no sertão baiano. Mas Euclides da Cunha buscou ângulos difíceis a quem permanecesse protegido pelo cordão das autoridades, à distância segura.

Para realizar o trabalho de campo de Os Sertões (1902), checou os incidentes perigosos, e não de ouvir dizer. Chegou em agosto de 1897, pouco antes do fim de Canudos.

Maturou personagens, visitou casas, enturmou-se com camponeses, soldados e jagunços, viu a paisagem árida com olhos atentos. Testemunhou 18 dias de luta, de 16 de setembro a 3 de outubro. Viu a degola de prisioneiros e o tráfico de mulheres e crianças, e, como os colegas, teve seus despachos censurados.

Só então se viu capaz de criar paralelos entre os homens de Canudos e a natureza do sertão, o cenário dos grandes conflitos mundiais e a cruzada militar contra Antonio Conselheiro, o litoral urbano pré-industrial e o interior mestiço, inóspito e fanático, mas assim mesmo digno e valente. O resultado foi um texto vibrante, mas reflexivo, explorador e também predisposto, o encontro do historiador naturalista com a precisão literária, do espírito positivista com a natureza arrepiante - entre o olhar e a tragédia, captou Euclides, há o som e o sentido.

O que humaniza um relato é caracterizar as pessoas sem estereótipos. Os envolvidos numa informação têm sua razão, as pessoas são multidimensionais e mesmo as mais metódicas nem sempre se mantêm numa só via a vida toda. A humanização recupera uma profundidade diante das coisas que pode revelar um compromisso com o mundo. Isso implica colocar as pessoas no centro do relato.

7- da Retórica contemporânea
Busque conhecer tipos distintos de argumento

  • Fonte de referência - As opiniões de uma ou mais fontes balizadas (estudiosos, empresas, órgãos públicos, etc.) dão sustentação a um argumento.

    "A Associação Europeia de Exportadores de Carne declarou que a carne bovina brasileira é uma das melhores do mundo. Razões não faltam para concordar."

  • Por analogia - Estabelece comparação entre duas situações - se alguma coisa é válida numa, então o é na outra, desde que lhe seja comparável.

    "A pessoa paga de boa vontade a manutenção de seu carro. Por que não teria igual cuidado com o seu corpo?"

  • Causas e efeitos - Para dizer que algo é causa e outro é efeito, é preciso que a primeira preceda a segunda.

    "No Brasil, um homossexual é morto a cada três dias, o que torna o país um dos mais homofóbicos do mundo, com estatística anual de 198 mortes violentas."

  • Com exemplos - Enumerar fatos dá consistência a uma tese.

    "As mulheres antigamente se casavam muito cedo. Julieta, em Romeu e Julieta, de Shakespeare, não tinha nem 14 anos. Na Idade Média, 13 anos era a idade para o casamento das judias. E, no Império Romano, muitas se casavam com 13 anos ou menos."

  • Uma argumentação precisa começar com uma ideia plausível. Se não estiver seguro dela, pesquise mais sobre o assunto ou descarte-a e passe para outra. Uma premissa ruim não sustentará um bom argumento.
    "Só existem muitos pobres no Brasil porque foram poucos os que se interessaram em se comprometer com os estudos."

    Ao generalizar a causa da desigualdade social no país, a premissa simplifica o problema ao excluir outras possibilidades.
fonte: revistalingua.uol.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sexta literária


A aula de literatura no 2ºA nesta sexta-feira saiu do convencional: sala de aula, explicações, resoluções de exercícios.
Assim visitamos a bilbioteca da escola com o objetivo de ler poesias. A missão de cada aluno era encontrar um poema, de qualquer autor, que lhe sensibilizasse. Em seguida, relacioná-la com as características do estilo literário Romantismo.
Passamos momentos agradáveis, pois fomos muito bem recebidos pela bibliotecária Priscila Karen Lopes, que sempre está disposta a colaborar com a formação leitora dos alunos da nossa escola.
Os poemas serão declamados e discutidos posteriormente, na próxima aula de literatura.

Concurso Paródia - Semana Paulo Freire


O encerramento da Semana Paulo Freire na ETEC de Ipaussu aconteceu nesta sexta-feira, com um concurso de Paródia. O desafio era que cada sala criasse uma paródia do poema "A Escola", do educador homenageado.
Para quem não conhece, paródia é uma imitação cômica de uma composição literária ou de letras de músicas. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto de forma mais divertida.
O concurso revelou talentos. Confira abaixo a poesia original e as três paródias que venceram o concurso:
A ESCOLA
" A escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos..
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
o coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmaão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados,
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade com ninguém
nada de ser como tijolo que forma a aprede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de caramadagem,
é conviver, é se amarrar nela!
Ora é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se
e ser feliz!" (Paulo Freire)
PARÓDIAS
1º COLOCADO: 1º A
Escola é o lugar onde se faz amigos,
eu vou lhes mostrando na arte do improviso:
Escola é como o oceano
professores no comando
alunos boiando
e as notas afundando
Não fala assim não meu irmão,
Na escola é muito bom
escola é diferente
você entra meio pá
e sai inteligente
Do jeito que você fala parece tão perfeito
Mas e a violência e a falta de respeito?
Poxa meu irmão,
A violência tá na sociedade
e na população
Escola não é problema
Escola é a solução.
Consigo entender
olhando do seu jeito
A escola é muito boa
se tratada com respeito.
Na escola fazemos muitas amizades
E quando a gente sai, sente saudades.
OBS: a paródia foi interpretada em tom de rap, pelos alunos Rafael e Richard.
Produção: Guilherme Mora, Fábio, Graziela, Rafael e Richard.
PARABÉNS !
2º colocado: 1ºB
A LAJE
A laje é..
Onde se faz churrasco
Não se trata só de carvão, carne, linguiça
cerveja e limão..
A laje é sobretudo, amigos que soltam pipa,
rodam peão, nadam na piscina de plástico
e acima de tudo se divertem.
Na laje os cara é tudo firmeza
O Bombinha é firmeza, o Goréu é firmeza,
Os cara da laje é cheio de fome
Lá não tem Coca não
só tem Dolly e chamego
A laje é cercada por tijolo, cimento e papelão
Nada de conviver com vacilão, só com nego gente boa
Ora, é logico, qualquer um pode ser feliz
com um piscininha de plástico
uma cervejinha com limão
e os cara firmeza
resumindo...
Na laje tem como ser feliz.
3º lugar: 3ºA
A Escola
Escola é...
O lugar de onde sai seus castigos,
não se trata só de banheiro, quadra e cantina,
MAs sim de café, twitter e principalmente conceitos.
Escola é sobre tudo diversão,
gente que acha que trabalha, pensa que estuda,
gente que se alegra, se conhece, e às vezes se bica.
O diretor é parceiro,
o coordenador é exigente, o professor é coerente,
o aluno, um coitado
cada funcionário persegue a gente.
E a escola será cada vez "melhor"
na medida em que cada um
se comporte como "ficante", "amante" e "banco"
Nada de boletim cehio de insatisfação
Nada de conviver com as pessoas e descobrir
que as amizades serviram só para as colas
Nada de ser aluno neutro,
indiferente, frio, só...
Importante na escola não é so estudar
não é só trabalhar
é também criar laços para toda a vida
é criar ambiente de felicidade
é conviver com MB e se amarrar nela
Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
Estudar, twittar, criticar, se ferrar e ser feliz.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Inglês: correção dos exercícios complementares

Hello students of 2ºB.

It follows the correction of the complemental exercises accomplished at classroom

a) Eu conheço a professora de espanhol: I know the Spanish teacher.
b) Eu nasci em .... : I was born in...
c) Eu estou vendo você neste momento: I'm seeing you this moment.
d) Eu sei (posso) tocar piano: I can play the piano.
e) Eu moro em Ourinhos: I live in Ourinhos
f) Eu preciso ajudar meu irmão nas lições de português: I need to help my brother in Portuguese's lessons.
g) Eu estou aprendendo espanhol este ano. : I'm learning Spanish this year.
h) Evite fumar! Avoid to smoke!
i) Eu estou lendo um bom livro: I'm reading a good book.
j) Você gosta de música popular?: Do you like popular music ?
k) Ela está voltando para casa hoje. She's going back home today.
l) Sente-se por favor: Sit down, please.
m) Você trabalha aqui? Do you work here?
n) Você está fingindo. You are pretending.